Texto de apoio á construção do Projeto "Arte e Ciência", minha turma de Biologia ^_^.
"O homem anseia por absorver o mundo circundante, integrá-lo a si; anseia por estender pela ciência e pela tecnologia seu "Eu" curioso e faminto de mundo até as remotas constelações e até os mais profundos segredos do átomo; anseia por unir na arte o seu "Eu" limitado com uma existência humana coletiva e por tornar social a sua individualidade.
Se fosse da natureza do homem o não ser ele mais do que indivíduo, tal desejo seria absurdo e incompreensível, porque então como indivíduo ele já seria um todo pleno, já seria tudo que era capaz de ser.
O desejo do homem de se desenvolver e completar indica que ele é mais que um indivíduo. Sente que só pode atingir a plenitude se se apoderar das experiências alheias que potencialmente lhe concernem, que poderiam ser dele. E o que um homem sente como potencialmente seu, inclui tudo aquilo que a humanidade, como um todo, é capaz.
A arte é o meio indispensável para essa união do indivíduo com o todo; reflete a infinita capacidade para a associação, para a circulação de experiências e idéias."
Ernst Fischer , na obra "A necessidade da Arte"
O projeto tem como objetivo, além de divulgar a ciência como forma de arte (quebrando "tabus" principalmente para o público infantil), divulgar a arte como forma de ciência. Até porque as duas utilizam a capacidade criativa e imaginativa e baseiam-se em métodos, buscam respostas e refletem o pensamento do ser complexo, que é o ser humano (Araújo-Jorge, 2004).
O cientista e o artista têm mais em comum do que imaginamos! Hoje, a responsabilidade do grupo Ciencante, do curso de biologia é mostrar para o público que a nossa resposta é aquilo que sempre está diante dos olhos, que o entendimento da ciência, assim como qualquer outra disciplina, fica sempre mais fácil quando a visão é outra, ativando outros tipos de inteligências, que nem imaginamos que temos.
Acreditamos que a arte dentro da ciência têm importância crucial enquanto formos seres carentes de expressões, reflexões e de novas descobertas, seja para um único indivíduo, ou mesmo para um mundo inteiro.